9 de junho de 2009

A nossa TV e sua sagacidade por sangue, Ibope da ignorância.


Ligar a TV hoje no Brasil requer uma dose de coragem. É um árduo jogo de paciência aos neurônios mais sensiveis, já que os que não pensam, faz desta rotina medíocre algo satisfatório para suas vidas.
Bem cedo, entre cinco e meia e oito e meia da manhã o festival de horror televisivo se faz presente em canais como a Rede Bandeirantes, que vende seu espaço as igrejas evangélicas e, pasmém! Ninguém merece assisitir á Silas Malafaia com sua caravana por" Vitória em Cristo" Brasil afora e seus gritos histéricos, nem ao dono da ''Igreja Internacional da Graça de Deus'' na mesma Rede Bandeirantes, desfilando seu arzinho de arrogante o tempo todo com suas palavras ao melhor estilo ''texto decoreba'' insinuando que Deus isso e Deus aquilo, Deus aliás, não é objeto de venda e sim crença. Mas existem os fiéis, portanto os fiéis ajudam a vender a ''palavra'' de Deus, acreditando em curas e outros devaneios desta vida, verdadeiro sacrilégio. Passando pele Rede Gazeta no mesmo horário, pode-se assistir ao povo da Universal ( aquela do Macedão!) sogro do tal R.R Soares da já comentada ''Igreja da Graça'' na Rede Bandeirantes, dose dupla de hipocrisia ao amanhecer. Passeia-se então pela RedeTV e lá está um tal de Valdemiro Santiago e sua ''Igreja Mundial do Poder de Deus'', assim mesmo tudo em largas palavras, talvez para ficar mais poderoso, nos pertubando até as oito e meia da manhã. Gente que não anda, que não enxerga, gente sem emprego, crianças com câncer e adultos também lepras e uma série de bizarrices que faz até o mais duro dos homens, chorar ao ver toda aquela demagogia e hipocrisia, claro a Universal também tem seu espaço na RedeTV e Gazeta também, com histórias de homens falidos e restaurados por conta de fogueiras ''santas'', pacto com Deus, casais que voltaram a ser amar, adolescentes que eram putas e hoje são ''servas'' do Senhor, ex-traficante, ex-alcoolatra, ex-mãe-de-santo ex isso, ex aquilo. Deus usado da melhor forma e claro, com a melhor ''lavagem cerebral'' mais bem elaborada. Enfim chegamos a Rede Record, esta que até bem pouco tempo, queria desbancar a ''rival'' Globo para ser a primeira em Ibope, provou que está bem longe disso. Entre ás três da manhã e seis e meia, dá-lhe as mesmas histórias de vida já contadas em outros canais, por ela mesma. Chega de igreja que isso nos confunde, vamos para a próxima. As seis da manhã, a Globo nos põe á prova, somos burros ou ignorantes? Ao exibir programas que jamais iriam ao ar em horário nobre, a emissora quer ''pegar'' á todos com suas aulas de matemática, geografia, português, história e outras matérias bem no exato momento em que milhares de trabalhadores se espremem em ônibus, metrôs e trens para chegarem aos seus trabalhos, diriamos até que ela está tapando buraco com suas aulas. Logo vem o Globo Rural e nada como o ar puro do campo.Vamos para a emissora do baú. Esta é uma coisa sem explicação, gosta de reviver Chaves por anos a fio, repetindo-o em vários horários, isso tudo entre cinco e seis da manhã. Na Cultura, tudo de bom, nada a falar.
Aproximadamente seis e meia da manhã, começam os telejornais e aí saiam de baixo ou da frente, é bala para todos os lados. Logo cedo recebemos as mesmas notícias do dia anterior. É tiroteio na cidade maravilhosa, caixas eletrônicos roubados em São Paulo, policiais e bandidos mortos, algum trabalhador, aposentado ou estudante vítimas da violência descomunal das grandes metrópolis, acidentes de carros, motos e caminhões, crianças abusadas sexualmente, helicópteros no ar repetindo a mesma informção por horas, trânsito, enchentes, frio, calor e claro, noticias esportivas que não mudam em nada a vida do ser que perde seu tempo com estas ''balelas''. Ufa!É complicado. Não bastasse as informações entre seis e meia e oito da manhã pelos canais afora, temos que aguentar as conversinhas fiadas dos apresentadores, exemplos? Aos montes. Vamos a lista:
Luciano Faccioli-Rede Record e seu ''São Paulo no Ar''- mesmos assuntos (claro, sempre voltado ao fator sangue) comentado por ele várias vezes, com o apoio de Percival de Souza, Alexandre Colim, Camila Busnello e toda equipe de reportagem, não basta só a reportagem, tem que bater na mesma tecla o tempo todo. No SBT, Hermano Henning e Cíntia Benini não fazem nem cócegas, mas ver Denise Campos de Toledo falando sobre economia e José Nêumane Pinto com seu ''Direto ao assunto'' é pedir para dormir um pouco mais. Já na Globo, Mariana Godóy e sua cara de sono logo cedo, causa certa repulsa só de vê-la noticiando os fatos da madrugada, já a equipe de rua é boa, Glória Vanique, Maria Júlia Coutinho, Natalia Ariede, Karina Pachiega, Jean Raupp, Ananda Aplle e suas flores só para dar como exemplo, fazem do ''Bom-dia São Paulo'' algo ágradavel de se assistir, duro mesmo é revê-la (Mariana Godóy) no ''Bom-dia Brasil'', apresentado por Renato Machado e Renata Vasconcellos. Já na Band, Fernando Vieira de Mello e seu ''Primeiro Jornal'' comanda as noticias da manhã, nos preparando para o que vem depois, Datena, logo cedo! Na RedeTV, a ''benção'' segue com Valdemiro Santiago. As oito e meia, ''Leitura Dinâmica'' sem nada a acrescentar. Na Gazeta, vendedores tentam nos convencer a comprar tudo. Não, obrigado!
As sete e quinze na Globo começa o ''Bom-dia Brasil'' um jornal diagmos mais ''elite'', ótimo na manhã, bom para quem é rico, para aqueles que gostam de noticias sobre petróleo, bolsas, politicas, investimentos (com a cara da Miriam Leitão e Zileide Silva-esta ao vivo de Brasília com Alexandre Garcia) e de ''brinde'' Mariana Godóy já citada. Na Record ás oito da manhã, ''Fala Brasil'' com Luciana Livieiro e Marcos Hummel, desfilam suas indignações o tempo todo sempre claro com as noticias já informadas nos primeiros jornais da manhã, o que será repetido por Celso Zucatelli no ''Hoje em Dia'' com mais três personalidades, ótimas por sinal. Enquanto isso na Globo tem Ana Maria Braga e o seu ''Mais Você'', exemplo de soberba e luxúria desvairada para com a desgraça de milhares de brasileiros que saem de suas casas, muitas vezes sem tomar um café. Mas ela não tem culpa, ela tem público. Sem falar do ''simpático'' Louro José que fala mais do que a própria Ana, mas as receitas culinárias são ótimas.
Nada muda na TV, as temáticas são sempre as mesmas, sangue, lágrimas, indignação, violência, novelas, reality shows, tráfico de drogas, milicias, pedofilia, assaltos, politicos corruptos, o ''melhor'' da vida de artistas e os gols da rodada. A TV brasileira tem alguma identidade? Fica a dúvida sempre no ar.
O dia segue e temos outras ''aberrações'' televisivas se preparando para pertubar o resto do dia, diga-se aí Sônia Abrão-RedeTV, Catia Fonseca e Mama Bruschetta (um horror de travesti por sinal)-Gazeta, Cristina Rocha-SBT, Márcia Goldsmith- Bandeirantes e por aí vai a tarde toda. També rola a chatice de ''Malhação'' com seus textinhos fajutos e adolescentes riquinhos idiotas querendo se passar por normais, mais Datena na ''Band'' e seu ''vampirismo'', desenhos japoneses (chatissímos por sinal!) e Nelson Rubens-RedeTV com seus papinhos furados á respeito da vida alheia, Maria Cândida-Record, novelas sem lógicas entre as duas e seis da tarde, noticias, novelas de novo até as dez da noite, jogos ás quartas, Carlos Nascimento-SBT, Willian Waack e Christiane Pelajo- Globo, Jô Soares- Globo, Luciana Gimenez-RedeTV... Rede Cultura, Pica-Pau e CQC que nos salve!
Alguém apague a luz por favor, amanhã tem mais.