7 de dezembro de 2009

Futebol, o ópio do povo?


Amigos e amigas do Opinião e Critica Brasil, abro espaço para falar de futebol.
Sim! Essa paixão brasileira sem precedentes, alimentada pela indústria de bebidas e sobretudo a mídia manipuladora.
Terminado a 38º rodada, no dia de ontem, Flamengo conquista, após 17 anos o título de campeão brasileiro, igualando-se ao São Paulo Futebol Clube, ambos com 6 títulos cada.
Méritos ao Flamengo e azar daqueles que poderiam ter há muito decidido o título, leia-se aí Palmeiras ou São Paulo.
Cairam para a segunda os fracos de sempre, times do Nordeste sem tradição alguma, Náutico e Sport, também Santo André (SP) e Coritiba (PR).
É aí justamente que o Opinião e Critica de hoje traça essas poucas linhas.
A vergonha de ser perder um título não parece ser pior do que cair para a segunda divisão.
Torcedores do Coritiba, promoveram ao final do jogo contra o Fluminense partida terminada em 1 a 1, um festival de violência sem limites.
Com isso, 3 policiais se feriram e 1 torcedor levou um tiro na cabeça além de outros 4, ficando todos em estado grave.
Duro foi ver também, a torcida do Hexa Campeão, Flamengo se pegando pelas ruas do Leblon, tadicional bairro nobre do Rio.
Existe um paradoxo tamanho aí ao qual ninguém consegue explicar, que sentimento verdadeiramente, traduz o futebol?
O futebol gera milhões em reais e dólares aos clubes, jogadores, empresários, emissoras (Globo), patrocinadores e o que vemos é um festival de idiotices dentro e fora dos campos.
Torcedores que dão suas vidas por um clube, ao quais jamais terão uma resposta para suas vidas ''presas'' a bola. Com isso, vive-se sobre a esfera da mesmice por muito tempo.
O futebol promove uma massificação exacerbada, um controle mental e estúpido aos milhões de ''cretinos'' que pagam caro por um ingresso ou uma camiseta.
O que existe por trás dessa massificação? Quem ganha com isso?
Ao término do campeonato, jogadores são negociados, ganham prêmios por isso ou aquilo, rivais tornam-se amigos e a vida deles, segue.
Para o torcedor sobra as mazelas do dia -a-dia, violência, tráficos, policiais e politicos corruptos, fome, desemprego, falta d`agua, luz, telefone, transporte público de qualidade, investimentos na educação, atendimento hospitalar, falta de expectativas, incertezas quanto ao amanhã.
O futebol como forma de entretenimento e ''união'' virou há muito tempo, uma mina de ouro, onde hipócritas e demagogos adoram explorá-lo para se fazerem e mentir para muitos.
Quem perde com isso, são os verdadeiros amantes da ''redonda'' tão mal tratada nos campos.
Já há um bom tempo, vemos uma manipulação de resultados no futebol, que cria um descontentamento entre os torcedores, mas que mesmo assim, se entregam a uma paixão boba.
O futebol é mentiroso, seus dirigentes, claro são corruptos, falsos e os jogadores as vezes não dão a mínima para seus clubes.
O torcedor é imbecil, chora, faz draminhas, fica inconsolavel, tem medo e raiva da gozação alheia.
Foi-se o tempo em que futebol, tinha classe, e a classe menos favorecida, assistia sim, a uma partida de verdade e o coração explodia em gritos de gol com autenticidade.
Mas, isso tudo é passado, e passado não volta, mas o futuro é tenebroso no futebol brasileiro.
Duro mesmo é aguentar o olhar de satisfação do ''povinho'' artistinha da rede Globo, com suas caras de cínicos, regozijando-se do feito no Maracanã e repudiando a violência, existente ''apenas'' no Couto Pereira, Curitiba, Paraná ao final do jogo que derrubou o Coxa para a segunda divisão, segundo Renato Machado e Renata Vasconcellos, âncoras do Bom-Dia Brasil, Globo.
Ano que vem tem mais dramas, desesperos e violências pelos estádios do Brasil e Copa do Mundo para aliviar a tensão daqueles que manipuladamente, também, espera o Hexa da seleção.
É esperar para ver.