16 de outubro de 2011

Professores: A arte de de formar cidadãos.

Amigos e amigas do Opinião e Crítica Brasil, não criarei um post novo hoje. Apenas lembrarei da luta de nossos ''heróicos'' professores  pela educação. Educação esta, abandonada pelo poder público e pela falta de ética de alguns coordenadores, secretários (as) de educação espalhados país afora.
Vale lembrar que o exemplo de luta e coragem desta professora do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel,  é o exemplo ao qual deveríamos seguir todos os dias. O Brasil precisa ter mais e mais pessoas capacitadas e íntegras, de modo a poder fazer da educação desse país, algo de valor e honestidade para com o futuro de nossos cidadãos.
Mas estamos no Brasil, e a cultura da destruição de valores morais, familiares, reliogiosos e éticos, fala mais alto quando, nos deparamos com a imbecilidade do próprio cidadão, ao se perder para modismos intitucionalizados pela mídia televisiva e novelística exacerbada. Não precisa de muito. Basta assistir a qualquer novela da Rede Globo e vê-se de cara, maridos traindo esposas, esposas traindo maridos, crianças precocemente se apaixonando e discutindo relações da vida como se adultos fossem. Basta ver a apologia discarada ao homossexualismo, ao tráfico de drogas, a prostituição, álcool, cigarros e outras ímundicies da vida.
Não dá para educar se não há conscientização por parte do próprio individuo quanto a vida que leva.
É lamentável. É destrutivo e imoral. Ser professor no Brasil é ser no mínimo, aprendiz de uma ''nova e fútil sociedade'' que mata o ser e os sonhos de muitos a cada lição não aprendida.
É de emocionar o discurso desta verdadeira cidadã brasileira, que ama o que faz, e, assim como outros trabalhadores de diversos segmentos da sociedade, luta todos os dias por um país melhor.
Parabéns a todos os professores por serem heróis.