15 de junho de 2010

Rumo ao Hexa Brasil! Com ou sem espetáculo.


Amigos e amigas do Opinião e Crítica Brasil, faz um tempo que não posto nada.
E hoje será o dia de estréia da seleção brasileira de futebol, pela 19º Copa do Mundo, sediada na África do Sul.
Será o dia dos corações mais ''patrióticos'' entrarem em uma espécie de ''colapso'' quando a bola rolar contra a incógnita, Corea do Norte.
É um dia de ánalise da seleção de Dunga, o que certamente não mudará em nada com as opiniões dos quase ''200 milhões'' de pseudos-técnicos espalhado país afora.
Mais do que isso, o Brasil entrará em campo contra os problemas desse país, frequentemente esquecidos pela massificação de idéias e pensamentos. Será um jogo em que vencer, para muitos será uma ''obrigação'' e o espetáculo tem que fazer parte. Espetáculo quem faz é palhaço e não jogador de futebol. Espetáculo, temos todos os dias no Congresso Nacional, no Senado, no Planalto, na polícia, no descaso em hospitais, na educação, no ''belissímo'' judiciário brasileiro, no desemprego desenfreado, no desrespeito ao trabalhador, estudantes, idosos,  na maldade contra as crianças, animais  e afins.
Não se iludam com a ''doença'' do futebol bonito, do toque de bola certeiro. Esperem apenas o gol, comemorem a plenos pulmões e fiquem quietos posteriormente.
Essa balela de ''futebol arte'' já caiu por terra há anos, quando a nossa CBF, resolveu que seria ''dona'' da vida de nossos jogadores e deu a Rede Globo, ''autônomia'' para ''exigir'' junto ao apelo popular a ida de jogador sicrano ou beltrano para a seleção. Isso é patético, é imbecil.
Esse tipo de coisa se fez presente por anos em nossa seleção, com resultados catastróficos até mas, com um título aqui ou um vice acolá.
Dunga surge agora para imprensa ''urubu'' como um sujeito arrogante, que não dá entrevistas e que isola seus jogadores, não é bem assim. Dunga faz aquilo que é correto e coerente para a seleção dentro daquilo que ele acredita, ter um grupo concentrado e unido, por isso deve ter apoio da torcida e não ser massacrado por uma ''imprensinha chata''. Dunga fez o que nenhum outro técnico ousaria fazer .Arrancou a seleção das ''mãos'' da Globo, levou os jogadores para Curitiba para se concentrarem, chutando a tal da "Granjinha Comary'', no Rio e não se rendeu aos apelos de nossos torcedores,  inflamados em suas opniões ínuteis..
Haja vista seres como Neto e Datena (Rede Bandeirantes) e Galvão Bueno (Rede Globo), ninguém precisa ouvi-los essa é  a verdade. Discutir se a seleção é ruim ou boa, não torna o Brasil nem melhor nem pior.
O melhor futebol do mundo ainda assim é o nosso... Dizem!
Vamos torcer para que o Brasil traga o hexa, mas vamos lembrar antes de tudo que temos, seres humanos em campo, dos dois lados e não robôs criado pela imprensa ''chula'' de nosso país.