9 de dezembro de 2009

Chuvas e alagamentos. De quem é a culpa então?


Amigos e amigas do Opinião e Crítica Brasil, passado a ''loucura'' das chuvas em São Paulo na última madrugada de segunda para terça-feira, considerada a mais forte do ano, resta agora encontrar os culpados por toda a ''bagunça'' causada pelas forças da Natureza.
Achar os culpados é fácil, dificil é impedir a chuva quando ela vem. E claro, ela não tem culpa.
Basta olharmos para as encostas, olhar para os lixos nas ruas, bueiros entupidos, fábricas ''assassinas'' que despejam seus dejetos quimicos nos rios e também os lixos da população, áreas de mananciais e terras invadidas, que logo temos os culpados.
O próprio homem, ganancioso, meticuloso, covarde, ousado, corrupto e tantos outros adjetivos.
Esse sim é o grande culpado pelas cheias, desmoronamentos, deslizamentos consequentemente morte de milhares de crianças, adultos, idosos, animais e perda de bens.
O homem que se apodera de uma área qualquer e faz , dessa mesma área lucro para seus bolsos.
Invadir terrenos e áreas de manancias é uma prática muito comum no Brasil, isso há anos.
Um sujeito qualquer, despudorado sem ética e cultura nenhuma, instala-se em determinados lugares e começa a vender o local inteiro.
Sem nenhuma documentação, sem nenhuma estrutura, sem nenhum tipo de condições.
Em meio á isso, o tal do ''Poder Público'' faz vistas grossas como se nada soubesse e deixa a mercê da própria sorte, milhares de familias, sem tomar uma atitude , procurando os responsaveis por tanta desordem, processando-os e os colocando atrás das grades de preferência.
O resultado disso tudo são ligações de esgotos clandestinas, palafitas ou barracos de madeiras, casas de alvenaria sem plantas em terrenos as vezes condenados e com lençóis freáticos passando por baixo de suas ''casas'', córregos com muito lixo, ''expelidos'' pela população invasora e moradoras de encostas e vivendo no limite do perigo, ruas sujas por falta da educação da população em geral e em qualquer parte da cidade ou municipio.
Gera-se uma enorme e complexa desestrutura com a conivência de prefeituras e estados.
O cidadão que paga seus impostos, fica sempre com a conta pós-alagamentos e enchentes, ou seja com prejuizos inerente a falta de politicas públicas mais severas.
Mesmo por quê, os politicos do Brasil só servem para pedir votos de 4 em 4 anos, isso por imposição de nossa ''Justiça'' que nos obriga a votar nesses ''nefastos'' que temos aqui.
Se não fossemos obrigados a votar, situações como as vividas em São Paulo no dia de ontem, seriam pelo menos amenizadas e as pessoas teriam uma resposta mais efetiva.
Não haveriam pessoas morando em encostas, pois essas seriam tiradas de tais locias, não haveriam rios poluidos e com lixos, pois seriam canalizados, aproveitadores da miséria alheia, seriam presos, julgados e condenados, pois brincam com a vida das pessoas.
Politica pública é agir nas áreas mais perigosas, acabando com favelas e urbanizando-as, educando a população, criando bairros mais seguros e longe de encostas, acabando com invasões de terrenos, criando mais espaços de terra para que as chuvas pudessem ser absorvidas.
Se faz necessário acabar com a morosidade dos órgãos públicos, punindo severamente seus diretores e gestores, exigindo deles a solução de problemas.
A população mais digna, indepenedentemente de classe social, não pode ficar nunca nas mãos atadas do poder público, tem que cobrar sempre.
Fazer valer a pena seu voto, já que é obrigada votar e exigir sempre, os nomes de quem são os gestores e diretores dos órgãos de prefeituras e estados que são responsaveis por obras.
Se isso tudo acontecer, certamente não teremos tantos transtornos ruas e avenidas alagadas, rios e bueiros transbordando, trânsito parado, transportes parados, pessoas perdendo seus dias de trabalho e o melhor, menos pessoas morrendo, por viverem certamente de uma forma mais digna e sem medos.
Em 2010, faça valer seus direitos de cidadão, além de votar, cobre de seus representantes explicações.