31 de dezembro de 2009

2009 já vai tarde... Que venha 2010!


Amigos e amigas do Opinião e Crítica Brasil, termina mais um ano. Ano esse, que poderia ter sido muito aquém das expectativas, foi portanto, para muitos, um ano ruim e assustador.
Não foi dificil encontrar pessoas preocupadas com o desemprego, o maior vilão de 2009 com certeza.
Andando pelas ruas de São Paulo, era muito fácil encontrar pessoas que estavam há meses, anos sem encontrar trabalho, enquanto a Rede Globo, ''vendia'' no seu SPTV (Chico Pinheiro e Carla Vilhena) e também no ''Jornal Hoje'' (Evaristo Costa e Sandra Annemberg), empregos aos montes em sua telinha.
Oras! Fácil dizer tal coisa quando, não se vive a realidade de milhares de brasileiros país afora.
Vimos o descaso á todo instante e em todos os lugares.
Presenciei em pelo menos 3 a 4 circusntâncias o quão dificil é, encontrar trabalho quando se mora longe ou quando se tem nome ''sujo'' na praça por conta de dívidas (coisa que as empresas negam, mas que praticam com muita frequência) ou ainda pela idade, isso quando não deixam transparecer racismo e preconceito ( como no caso da livraria ao qual eu tentava deixar um curriculum!).
Mas, esmorecer é a pior solução e então continuei minha batalha por trabalho.
Conheci pessoas interessantes, homens, mulheres, adolescentes (tentando seu 1º emprego) e ainda aposentados, que trabalham para manter sua família e as vezes noras, genros e netos.
Tudo isso, acontecia sem que, nenhuma pessoa se quer, pudesse analisar tais fatos, tais situações e pudesse apresentá-las ao público e por quê? Muito simples, tais problemas sociais, não vendem noticias como vende uma ''Fazenda'' da vida ( Record) ou Campeonato Brasileiro (Globo e Bandeirantes).
Por quê não é interessante saber que a tal Força Sindical, dirigida pela CUT do Srº Paulinho, nada faz por quem procura emprego.
Vivem apenas de ''nomes'' e oferecem ao trabalhador, cargos ''pífios'' como operador de tele marketing (uma febre da Força Sindical!), acreditando assim, fazerem algo pelos milhares de míseraveis e ignorantes que indo lá, buscam ajuda.
A Força Sindical é portanto, uma manipuladora assim como são os sindicatos de qualquer área.
Onde estão os ''líderes'' sindicais que brigavam verdadeiramente por trabalho?
Onde estão as greves por todos os setores da sociedade?
Certamente não há mais greves, lutas por emprego, porque, os tais ''lideres'' sindicais, se corrompem pelos seus próprios interesses, deixando milhões de trabalhadores, na mão dos patrões.
E o que dizer de agências de emprego? É tão mesquinho esse negócio de agência, consultoria de emprego, que o trabalhador nunca percebe, mas ele (a) participa de uma verdadeira falta de ética e falta de respeito com quem quer trabalhar.
O candidato(a) entra em uma agência, deixa seu curriculum, se quer obtém uma informação á respeito de vagas, normalmente pela qual está procurando dentro de suas habilidades.
As atendentes das agências de emprego, se quer olham para o candidato, não dando a ele (a), chances de se apresentar.
Se faz necessário portanto, analisar esse tipo de comportamento dentro das empresas de recolocação, quem ganha com isso?
Outro ''fantasma'' do desemprego, são as empresas de recolocação virtual, leia-se aí, Catho e Manager On-line, Vagas. com e que nunca fazem contato com um candidato (a), salvo se esse pagar com cartão de crédito, pagar para trabalhar?
No máximo o que tais empresas fazem é, dar 7 dias gratuitos em seus sites e, depois nos entopem nossas caixas de e-mail's com vagas bem diferente da qual procuramos.
Além de procurar emprego e cadastrar curriculum via internet, fiz algumas analises:
Estamos vivenciando um período assustador no mercado de trabalho. O contato empresa/candidato, somente se faz com a intermediação de terceiros, verdadeiros ''canalhas'' que só ajudam a quem os interessa, o resto é tratado com lixo.
E foi assim, ao longo de 2009, que pude ver e sentir na pele (desde minha estadia em Santa Catarina, de Fevereiro á Março), os efeitos de se querer trabalhar, assim com vários amigos meus, com profissão, tendo que se sujeitar a serem humilhados por uma vaga as vezes de ''ajudante''. Isso precisa ser revisto e já em 2010.
No mais, o país continuou com sua manipulação, com novelas, programas esportivos que não levam ninguém a nada, BBB's da vida e Fazenda, artistas falidos querendo voltar (Vanusa?), violência, fome, miséria, políticos bandidos, traficantes e policiais se enfrentando e matando inocentes, sequestros, ameaças e impunidade, muita impunidade.
Acompanhamos a Natureza e sua fúria e o desrespeito do homem com o meio ambiente, desrespeito sobretudo á vida do planeta.
Perdemos gênios da música ( Michael Jackson) e do cinema (Sarah Fawcett e David Carradin).Na politica, (Clodovil Hernandez) , Lombardi (Locutor do SBT) e tantos outros que fizeram parte de nossas vidas.
No esporte, o Hexa do Flamengo, após 17 anos sem título. Na Fórmula 1, o inglês Jenson Button (Brawn GP), sendo campeão na ''casa'' de Rubens Barrichello, seu companheiro de equipe.
É... 2009 já vai tarde e que venha 2010, com muita garra, luta e perseverança, com OLHOS bem abertos e OUVIDOS bem atentos.
Feliz 2010 á todos, pelo menos é o que desejamos.
Abraços,
Jonas Silva.