3 de abril de 2009

A farsa do emprego no Brasil.


Amigos e amigas do Opinião e Critica Brasil, o desemprego é realmente algo danoso a vida e a moral das pessoas. Não bastasse sermos humilhados, temos que conviver agora com estelionatários prometendo mundos e fundos aos mais desesperados, e lógico o cidadão desempregado e necessitado passa a crer nestas bestialidades.
A pergunta que cabe é: Quem são os ''permissíveis'' da lei que contribui para estas farsas empregatícias de plantão?
Como pode uma justicinha de nada permitir que vagabundos explorem e arranquem de quem não tem?
Efetivamente não caio numa desta, mas já recebi tais propostas prometendo isso e aquilo. Pura cara-de-pau de quem não tem vergonha em brincar com o desespero alheio. E o resultado é penoso. Pessoas investem aquilo que não tem, seduzidos por propostas falsas com salários exorbitantes.
Ora, basta ver que normalmente uma pessoa que investe em uma faculdade por exemplo, as vezes em cursos caríssimos, não chegam a ganhar tais quantias, como as prometidas por estas ''máfias de estelionatários'', sendo então muitas das vezes obrigados a trabalhar em outras áreas para poder terem um salário digamos um tanto ''melhor''.
É bem verdade que a crise mundial está desempregando pessoas pelo mundo todo e a angústia de muitos é bem visível, incluindo neste lista eu.
A gente procura emprego em todos os lugares e não encontra, parece não haver uma resposta da sociedade ao clamor e anseio de muitos que pagam aluguel, água, luz, telefone, gás, escolas, iptu, seguro obrigatório, ipva, taxa disso, taxa daquilo etc e tal. Ninguém parece se importar com isso, já que para a nossa justicinha é mais fácil ser conivente com o que é errado do que achar os culpados pelas tragédias sociais, mesmo por que tais fatos sociais como a fome, miséria, violência, hospitais arruinados, educação ''pífia'' não dá lucros positivos, é preferível o lucro negativo.
Com isso, nós que procuramos por trabalho ficamos a mercê de gente sem escrúpulos, gente que afronta a sociedade e rouba os mais pobres.
No meio de nossos sonhos, estes aliás não ''permitidos'' por muitos, temos que conviver e até mesmo aceitar aquilo que acham que nos convém. Sabemos que a coisa não é bem assim.
Quantas pessoas neste país não perdem diariamente seus sonhos de serem algo melhor na sociedade e vêem suas esperanças indo por água abaixo?
É preciso mudar isso, é necessário cobrar efetivamente uma resposta das ''autoridades'' em relação ao desemprego no Brasil. O que querem de nós?
Como consumir? Como investir em sonhos e projetos de vida se somos acuados por interesses de outrém?
Isso não pode valer, isso não é condição de vida.
Todo mês, o cidadão paga suas contas e não vê o retorno desejável para educação, saúde, segurança, transporte, trabalho, bem- estar social.
Como aceitar lucros exorbitantes de bancos em cima de seus clientes? É algo inconcebível.
Fala-se tanto da ''roda da econômia'' que deve continuar girando. Não seria a hora de darmos uma travada nesta roda?
Somos humilhados, espizanhados, apunhalados pelas costas por intermédio e conivência da justiça brasileira, nosso voto de nada vale.
Mas temos talvez, culpa nisso tudo. Os brasileiros são fãs do BBB 9. ''Temos'' a nossa bela seleção, o Faustão, o Gugu, a Hebe, Luciana Gimenez, Sônia Abrão, Regina Volpato, Márcia Goldsmith e outras aberrações da nossa magnânima TV.
Ainda de quebra, temos o racismo, o preconceito bem ali, no Sul do país, onde não nos dão oportunidades de trabalho por sermos de fora, isso tudo aqui no Brasil.
É bem mais interessante ver, ouvir, ler sobre a vida das celebridades, saber sobre atores drogados, modelos transgressoras da moral e ética, verdadeiras prostitutas de plantão, traições entre os casais ''pré-fabricados'' pela nossa mídia , tudo isso claro com o aval de nossa justiça , verdadeira adoradora de pessoas ''burras  e ignorantes''.
Assim fica fácil entender o por que do não surgimento de emprego, a conta é simples:
Pessoas burras + ignorantes = povo desqualificado.
É assim em nosso país. A gente sai á procura de emprego, nos pedem qualificação, cursos complementares, idiomas, faculdade, moradia próxima ao trabalho, nos pedem a vida e a damos sem nenhum critério e o pior, sem nenhuma resposta quanto ao amanhã. Isso é Brasil e suas ''regras''.