29 de março de 2010

O Jornalismo Brasileiro de luto. Morre Armando Nogueira.

Amigos e amigas do Opinião e Crítica Brasil!
O Brasil acordou hoje um pouco mais triste, para quem é fã de futebol, muito mais triste ainda.
Morreu o mito, o gênio, o magistral, o sem palavras, Armando Nogueira,83 anos, vítima de um câncer no cérebro desde 2007.
Fundador do Jornal Nacional, Rede Globo em 1969, Nogueira fez escola no Jornalismo brasileiro.
Nascido no Acre, fora para o Rio de Janeiro aos 17 anos, lá estudou Direito mas, seu sonho era mesmo o Jornalismo, iniciando sua carreira no Diário Carioca, onde fora repórter, redator e colunista.
Em quase 60 anos de carreira, Nogueira passou ainda pela extinta Revista Manchete, o Cruzeiro e Jornal do Brasil. Ainda trabalhou na Rede Bandeirantes de televisão, atualmente estava na SporTV onde apresentava o Papo com Armando Nogueira, além de participação no Jornal da CBN Brasil.
Escreveu textos para o filme Pelé Eterno (2004 ), além de escrever mais dez livros, todos voltados para o futebol.
Era amante do futebol ao ponto de dizer que o também genial, Garrincha era um ''Anjo das Pernas Tortas'', ou então que, para Garrincha, qualquer lenço era um latifíndio. Isso era Armando Nogueira, sábio em suas palavras, único em suas observações.
Para o apresentador e editor do Jornal Nacional, Willian Bonner, Armando Nogueira era um gigante do Jornalismo Brasileiro, aprendera e muito com ele.
Armando Nogueira, morreu em casa, por volta das sete da manhã, seu velório será no salão ''Armando Nogueira'' e o sepultamento previsto para o meio-dia desta terça dia 30, no cemitério São João Batista, Botafogo, zona sul do Rio.
Fica o legado, o aprendizado, a genialidade, a magnitude do ser, das palavras sensatas, do riso ''criança'' que só Armando possuia, está agora na galeria dos grandes gênios que esse país já perdeu.
Vá com Deus mestre, obrigado por tudo.
Armando Nogueira( 1927-2010)

'' O aprendizado vem a cada dia, a cada instante, a cada grande perda...'' Jhonas Silva