11 de novembro de 2011

Itaquaquecetuba. Esgoto de São Paulo.

Amigos e amigas do Opinião e Crítica Brasil, há tempos venho querendo fazer um post sobre um dos piores lugares de São Paulo para se viver. E isso não é demagogia. É obviedade.
Itaquaquecetuba é uma cidade situada na zona leste de São Paulo, mais precisamente , 35 quilômetros da capital paulista e é considerada a cidade mais pobre e desestruturada da região conhecida como Alto Tietê.
Possui aproximadamente cerca de 350 mil habitantes, sendo mais de 130 mil deles, eleitores.
É uma cidade atrasada no tempo, apesar dos seus 451 anos de idade e progresso zero. Faz divisa com os municípios de Guarulhos, Poá, Suzano, Arujá, Mogi das Cruzes e São Paulo. Possui nos dias atuais, algo em torno de 120 indústrias. No início da década, eram mais de 600. Com a falta de investimentos na área da saúde, educação, segurança, lazer e outras, Itaquaquecetuba virou uma ''terra de ninguém''. Isso tudo graças aos seus populares vereadores e uma prefeitura de gestão sempre duvidosa e funcionários públicos que adoram maltratar o cidadão.São vereadores que possuem três mandatos ou mais consecutivos e que nada fazem pela cidade, a não ser que algum ''cidadão'' morra e ganhe da câmara dos vereadores, caixão, coroa de flores, ônibus para acompanhamento fúnebre, de modo que todos possam se despedir de mais um desgraçado, jogando-lhe sobre o caixão, um punhado de terra. Sem falar das várias áreas invadidas na cidade e com apoio sabe-se lá de quem e a violência sem limites.
A cidade possui um dos maiores e piores trânsitos da região com alguns semáforos colocados em locais onde não seriam necessários tê-los. Aliás, Itaquaquecetuba deve ser o único lugar no Brasil, onde existe um semáforo em sua rotatória. O trânsito para de um lado e do outro. Um absurdo. Uma falta de lógica inexplicável. Uma piada de mal gosto.
É uma cidade cheia de contrastes sociais e gente sem nenhuma perspectiva de vida. Morrer em Itaquaquecetuba, é ser encaminhado diretamente ao inferno.
A população  não se importa com nada, salvo se, o prefeito da cidade fizer os ''famosos rodeios'' durante o mês de setembro, nos dia 7 e 8, feriado e aniversário da cidade respectivamente, trazendo vários ''artistas'' para alegria do povo que jura ter shows de graça. Mas isso não importa. O que é importa é beber e se divertir nos ''lixos'' de rodeios da cidade.
Não há o que se fazer em Itaquaquecetuba no que diz respeito ao lazer e esporte, já que a cidade não possui centros para isso. Também não existem centros de coleta seletiva porque o povo não sabe o que é isso.
Falta saneamento básico e politica de meio ambiente. Mas isso não importa, não dá votos.
As escolas primárias da cidade deixam a desejar, já que as crianças estudam em casas e não escolas, sufocadas em salas de aula onde mal caberiam de 15 alunos tendo estas salas, mais de 40 alunos.
Itaquaquecetuba vive de salários mínimo, o que parece ser uma espécie de ''ordem natural'' do município. Só existem comércios repetidos.
Os bancos da cidade, espantam qualquer pessoa que venha de fora, com lotação em excesso e mal atendimento a população.  O pior de todos é a Caixa Econômica Federal e sua péssima qualidade nos seus serviços. É muito comum ver pessoas que vão dormir na porta do banco para serem, as primeiras no atendimento do dia seguinte. Uma humilhação sem igual e o poder público do município, nada faz.
Isso também se aplica aos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander com suas novas agências espalhadas pelo centro.
Já o hospital municipal e estadual, parecem disputar qual deles manda mais gente para o cemitério. Sim, cemitério, já que não existem médicos em qualquer horário, seja dia ou noite.
O que mais se vê em Itaquaquecetuba, são botecos, com seus bêbados e algumas vagabundas enchendo os copos todos os dias, além de se drogarem constantemente e fumarem cigarros como chaminés.
Evidentemente que tais situações existem pelo país inteiro mas, Itaquaquecetuba é com toda a certeza, a síntese do que é errado no Brasil. É uma cidade suja em todos os aspectos e lugares, cheias de camelôs que emporcalham a cidade e de comércio barulhento, como as Casas Bahia que, para atrair clientes, usa do som alto até altas horas do dia, convidando assim, outros  lojistas a fazerem o mesmo infernizando a paciência de qualquer um. É uma cidade de gente mal educada, exploradores da miséria alheia, usando e abusando da impunidade ao correrem com seus carros pelas ruas dos bairros, cheios de álcool na cabeça e muita droga, fora o som alto e os palavrões em excesso que envergonham até Deus.
As ruas de Itaquaquecetuba é um convite a quebra de suspensão de carros ou os pés das pessoas. São ruas e calçadas esburacadas, as vezes por anos a fio, além da falta de espaço para se transitar. E o poder público? Nada.
Quem precisa chegar á São Paulo, tem a rodovia Ayrton Senna como acesso, seja de carro, pagando pedágio ou ônibus, carissímo por sinal.
Não havendo outra maneira, as pessoas se locomovem nos apertados trens da CPTM, o retrato do horror, todos os dias. Os ônibus da cidade, monopólio da Júlio Simões, somente circulam lotados e o desrespeito para com os idosos, gestantes e deficientes é grande, bem como o trabalhador que sofre com os constantes atrasos.
Isso porque não há uma política efetiva na cidade que dê oportunidades e alternativas a população. População essa, conivente com as atitudes de alguns vereadores.
Itaquaquecetuba parece ser um enorme ''presídio'', comparado a uma condicional, onde os ''presos da cidade'' saem para trabalhar e a noite, voltam para suas ''celas''.
Existe na cidade, uma Fatec, obra eleitoreira e com dois ou 2 ou 3 cursos, só para enganarem a população. Também há uma unidade da UNG, de  Guarulhos com meia dúzia de cursos, outra enganação e que custa caro aos bolsos.
Não há um Senai, um Sesi, um teatro, um cinema ou um shopping para a alegria dos milhares de consumistas da cidade. Não há áreas de lazer para as crianças, logo não há qualidade de vida. Não há por exemplo, ciclovias na cidade.
Se fossemos usar alguns adjetivos para tudo o que há de errado e ruim na cidade, ainda seria pouco para uma cidade esquecida no tempo e sem rumo.
Itaquaquecetuba funciona como uma espécie de ''esgoto a céu aberto''  da zona leste de São Paulo, recebendo todo o tipo de dejeto que advém de outras localidades.
Ano que vem é ano de eleição. Vários aproveitadores sairão candidatos a vereadores, o que dá até medo só de pensar. E a pergunta que fica é: Itaquaquecetuba melhorará? Não, claro!
Não é a toa que as cidades vizinhas, não querem gente de Itaquaquecetuba para trabalhar. Parece ser uma coisa inexplicável.
As empresas de Suzano e Mogi simplesmente não aceitam pessoas de Itaquaquecetuba para trabalhar. E não há uma resposta pláusivel.
Cheguei a ouvir de uma selecionadora, em uma agência de Mogi das Cruzes, que os empresários locais, não aceitavam gente de Itaquaquecetuba para trabalhar por questões políticas. Fiquei atônito com tal situação e fui embora.
Nada do que se fizer por Itaquaquecetuba,  melhorará a imagem de uma cidade tão rude e atrasada no tempo.
Para a população, talvez seja melhor assim. É o que querem. Uma cidade sem futuro e sem melhorias em nada.
É um lugar para se ter vergonha de viver e constituir algo. Por isso mesmo, caí fora.

14 comentários:

CHUMBOGROSSO disse...

Jhonas, meus sinceros parabéns.

É isso que chamo fazer política limpa e não sectária. Olhando o interesse, ainda que desinteressado do povo.
Desenvolver a cidadania é uma obrigação de que foi mais afortunado pelos estudos. Devolver um pouco do muito que se recebeu por essa oportunidade.
Continue seu trabalho. Continue CIDADÃO.

Cidadão Brasileiro com Orgulho disse...

Isto é a verdadeira demonstração de oportunismo 'barato' e sem qualquer fundamento, criticar sem conhecimento de causa, fazendo uso de inverdades é fácil, certamente deve ser mais um desses "paraquedistas" que aparecem em época de eleição, mas esse é pior, vez que demonstra ser morador da "lua". Esse discuro paternalista já ouvimos antes, mero trampolim para alcançar algum 'lugar' na politica talvez. Eu desafio este 'culto' critico a apontar uma única Cidade no Brasil, ou talvez no mundo que seja "perfeita", que não tenha qualquer problema, sobretudo, uma Cidade predominantemente de popuplação com renda baixa. Mas por favor faça uso de fatos reais... Semáforos em rotatórias, violência, défict na saúde, educação, etc... NÃO É PRIVILÉGIO de Itaquá, mas de muitas Cidades, inclusive as grandes e ricas metrópoles não ficam de fora. Não é demais pedir para que este ilustre 'culto', procure se INFORMAR melhor sobre as Cidades vizinhas, que compõe o Alto Tietê, para depois escrver seus impropérios. O Brasil precisa sim de pessoas que tenham a coragem de criticar, mas que sejam SÉRIAS e não meros oportunistas que destorcem a realizadade para fazer chacotas, talvez de si mesmo...

Anônimo disse...

Isso mesmo meu caro, a politica de Itaquaquecetuba é realmente um inferno, a Sra. Secretaria de Promoção Social que é a Filha do Sr. Prefeito é uma pessoa discarada e que esta a frente da Promoção Social e que vem fazendo um rombo querendo engolir todas as entidades pequenas para lavar o dinheiro sujo da politica, OPA, mas não foi a mesma filha do Sr. Armando que o denunciou que ele vinha roubando dinheiro para comprar fazendas na Bahia e que depois de tudo isso ela foi para uma clinica psiquiátrica e o seu marido foi morto, é realmente Itaquaquecetuba é um lixo...

Jhonas Silva disse...

Curioso como as pessoas se doem por um lugar nefasto como Itaquaquecetuba. Falei o que eh logico sobre uma cidade sem escrupulos em nada. Problemas existem em todos os 5.565 municipios brasileiros mas, Itaqua funciona como um resumo disso tudo. Dizer que uma cidade como essa vem progredindo e querer tapar o sol com a peneira. E como nao possuo conhecimento de causa? Fui morador desse lugar por mais de 30 anos e nada mudou ate hoje. A cidade so aumentou o numero moradores, vitimas da exploracao desse lugar. Itaqua virou uma enorme area de invasao. As empresas se foram pq nao ha incentivos fiscais. Sem falar dos grandes problemas sociais existentes. Itaqua tem historia e um passado bom. Pena que isso se perdeu no tempo. O melhor a fazer e ir para outro lugar ou outro pais mais decente.

francisco brito disse...

Minha irmã mora em Ferraz de Vasconcelos me parece que faz divisa com Itaquaquecetuba, acredito que não é diferente de Itaqua, a impressão que dá é que estamos em Humaita-AC / Campo Maior-PI / pessoas humildes e sofridas - alguns "Políticos" diriam País continental com contrastes, por fim concordo com vc pois morou ai não foram 30 dias
A População do Brasil tem a chance de mudar o cenário duas vez por ano!agora são, coniventes com as atitudes dos vereadores

Andre ferrari disse...

O municipio de itaquaquecetuba apresenta-se condições caoticas no geral, todos setores de administração falidas, fadigada pelo descaso, moro aqui em um bairro esquecido pelo tempo, não vejo prosperidade nesse local, digo isso na vida pessoal, me acostumei a dizer que itaqua é uma grande areia movediça onde vejo pessoas tentando se levantar e andar, mas que não saem de seus lugares, iludibriadas pela esperança de melhora e nada acontece. Na minha opnião itaqua não tem solução, a unica saida seria inplodir a cidade toda, ou explodir destruindo tudo e depois começar do zero, só um apocalipse local pode mudar kkkk, só quem mora nessa grande favela sabe como é o inferno, o lugar ruim do cão, acho que se a pessoa morrer e for para o inferno e dizer que morava em itaqua, o capeta vai dizer seja bem vindo a um lugar melhor, isso porque moro aqui em itaqua a 12 anos e odeio cada metro quadrado desse lixo. Deixo um recado a você que esta pensando em adquirir um terreno, ou uma casa em itaquaquecetuba, tenha amor a sua vida compre em qualquer outro lugar, eu te garanto sera melhor doque essa cidade horrivel, esse elo perdido, primeira oportunidade estou vazando desse lixo

Maurício disse...

Eu acredito que nao mudou muito meu amigo.continua sendo uma cidade pobre e miserável.De um povo extremamente mau educado e sem futuro nenhum.Faz dois anos que vivo nessa cidade e parece que estou no fim do mundo.um abraço

Maurício disse...

E verdada vai fazer dois anos que vivo nesse fim de mundo e te digo e uma experiencia horrorosa nao vejo a hora de voltar para sp

Sandro Marcos disse...

Estou em itaqua a 1 mês e não é falso do que se fala dela queria ter a oportunidade de mostrar em imagens o que acabei de fotografar, as imagens estava tentando mandar para prefeitura mas não achei um site dela pra poder enviar, mas enfim são imagens de um terreno enfrente onde moro, onde que em menos de poucos dias que a prefeitura limpou, pessoas de outros bairros e até mesmo de outras ruas jogam seus entulhos e até mesmo lixo orgânico. É realmente uma terra de sem ninguém, uma falta de respeito com o próximo e com si mesmo. Mas acredito que há alguma coisa que se possa fazer para educar as pessoas, sensibilizar a todos que tudo isso retorna para sua própria casa.

Leandro Ferreira disse...

E com o passar dos anos só piora. É a vergonha do Alto Tietê. Sempre me sinto mal em passar por ou perto dessa cidade.

1310 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1310 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1310 disse...

Deixei a cidade onde nasci (SP) que tanto amo pra poder ter uma casa própria comprei um imóvel com investimento de 10 anos nesse município pois as condições eram boas pro meu bolso e foi a pior coisa que fiz na vida estou extremamente arrependida esse lugar é uma vergonha,pessoas super mal educadas,transporte público deplorável,lixo espalhados por todo lado,os poucos que tem algum dinheiro são extremamente arrogantes e sem empatia com o próximo,lugar violento e sem segurança terra de ninguém!Lugar sem iluminação sem estrutura e segurança,inacreditável um município paulista agir assim se é que podemos chamar de paulista já q não se comportam como tal,lugar esquisitissimo!

1310 disse...

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/joao_doria_populacao/?cTwZBsb&utm_source=sharetools&utm_medium=copy&utm_campaign=petition-1300510-populacao&utm_term=cTwZBsb%2Bpo