6 de novembro de 2011

Tenho vergonha sim.

Amigos e amigas do Opinião e Crítica Brasil, já fui questionado algumas vezes sobre o fato de ''maldizer'' nosso país em todos os lugares por onde passo E, sinceramente, não me arrependo nem um pouco. Falo e falo mesmo.Enquanto puder falar, falarei.
Lógico que estou dizendo da capacidade de criticar tudo e a todos aqueles que fazem desse país, uma verdadeira casa da ''mãe Joana''. E a vergonha é geral.
Estive analisando alguns casos recentes de políticos corruptos.Gente sem escrúpulos que tornam a vida do brasileiro cada vez mais díficil e com um certo ''aval'' do cidadão.
Não é a toa que resolvi ''esbravejar'' mais uma vez e dizer que eu tenho sim, vergonha de ser brasileiro.
Os motivos? Inúmeros. Basta ler os jornais, ver televisão, ouvir rádio, internet e outros meios de comunicação.
Será que o povo brasileiro não perderá a capacidade de ser os eternos ''submissos'' de quem controla o poder?
Provavelmente não. Ser idiota é muito melhor. Dá mais prazer em ser manipulado e ser otário.
A vergonha a qual me refiro, está contida nos atos daqueles que, poderiam fazer desse país, algo melhor para se viver e não o fazem. A impunidade é mais legal.
A vergonha está nas leis que não mudam nunca para os criminosos do colarinho branco e para o povo que sem estudo e sem perspectivas, roubam e matam desordenadamente, sabendo que amanhã serão elas, abraçadas pelas leis que não pune com rigor, crimes como sequestro, estupro, pedofilia, assassinatos de toda natureza, tráfico de drogas e outros. Aliás, ser criminoso no Brasil, virou sinônimo de ''bonzão''. É muito comum na periferia, moradores ''endeusarem'' sujeitos que já tenham passagem ou que já matou alguém. Para os moradores, esses tipinhos são como uma espécie de ''heróis''. Só não se sabe que ''heróis'' eles são.
São sujeitos que assaltam bancos, assaltam ônibus, mercados, postos de gasolina,  matam estudantes, trabalhadores, idosos e crianças sem nenhum remorso. Então como posso me orgulhar de ser brasileiro? Não dá.
Eu tenho vergonha desse país pela sua brutalidade para com os doentes em hospitais e mortes inexplicáveis que dizimam todos os dias milhares de vidas, do nada e por nada.
Tenho vergonha desse país que não respeita os seus idosos, humilhando-os em todos os setores da sociedade com péssima qualidade de vida, não dando a eles a respeitabilidade necessária. Uma aposentadoria digna, hospitais dignos, remédios gratuitos, transportes e lazer necessários.
Tenho vergonha de ser brasileiro por saber que nossa juventude é burra e imbecil, eternamente manipulada com a bela e ínutil televisão que temos, ditando modas e destruindo valores familiares.
Tenho vergonha de nossa péssima música, verdadeiros atentados aos ouvidos mais sensísveis e que colaboram com a manipulação em massa tais como o rap, axé, sertanejo, pagode, samba, funk e outras derivações, salvo algumas coisas interessantes dos poucos artistas de excelência.
Tenho vergonha dos crimes contra as crianças, verdadeiras vítimas do poder público que ao invés de protege-las, colaboram para o fim da infância. Aliás, infância já não existe mais no Brasil, por que os games, computadores, celulares e outras tecnologias, tiraram da criança, a capacidade de se desenvolver normalmente. Uma criança hoje não conhece um pássaro, flores e animais por serem robotizadas do mundo pós moderno.
Tenho vergonha de nossas novelas, verdadeiros atentados ao ''pudor'' familiar, destruindo casamentos, ditando regras de sexualidade, impondo tendências duvidosas na vida das pessoas e tornando as já citadas crianças, presas fáceis do mundo da fama e glamour.
Tenho vergonha de nosso futebol, falso, demagogo e gerador de lucros exorbitantes a vagabundos e salafrários engravatados, enquanto milhares de imbecis, pobres e sem ter o que comer, muitas das vezes, fazem do futebol, sua maneira de viver.
Tenho vergonha de nossa arte, bela e suja com suas nuances mentirosas, ao qual não trazem nada de importante ao povo. Nossa arte, só serve para gringos apreciarem.
Tenho vergonha dessa imundicie chamada festa do povo, tão aclamada como carnaval, que denota sedução, sexualidade, drogas e bebedeiras, numa verdadeira sodomia, onde homem transa com homem, mulher com mulher, casais que se trocam uns ao outros e crianças se perdem em meio a toda sujeira espalhadas pelos salões.
Tenho vergonha de ver gente exploradora e imoral como Silas Malafaia, Valdemiro Santiago, R.R Soares, Edir Macedo com seus falsos testemunhos de fé, a covarde e assassina igreja católica com seus ritos de hipocrisia, demagogia e falta de amor para com os necessitados, importando-lhes apenas os lucros da miséria.
Tenho vergonha da nossa polícia, onde péssimos exemplos de criminosos são criados e protegidos pelos homens de toga.
Tenho vergonha da nossa educação primária, formadora de bandidos, traficantes e meninas prostitutas, tudo isso com idade entre 10 e 15 anos. Isso para não dizer do futuro incerto.
Tenho vergonha de nossos universitários, verdadeiros exemplos de uma liberdade fajuta, descarada onde o que é errado é o certo, entregues a bebedeira e as drogas, posando de intelectuais e sabichões, quando não, metidos a revolucionários, haja vista o exemplo ocorrido na USP. São os nossos futuros médicos, advogados e políticos.
Tenho vergonha da não respeitabilidade a vida dos animais, vítimas dos interesses dos homens que se julgam acima do bem e do mal.
Tenho vergonha das mulheres que abortam, jogam e abandonam seus filhos, só por se acharem donas de suas vidas, dando para o primeiro verme que surge em seu caminho.
Talvez o nosso orgulho, esteja ligado apenas, quando ouvimos o nosso belo hino nacional acompanhado do hasteamento de nossa bandeira, ou ainda ao lembrarmos da beleza de ''nossa'' Amazônia, praias e fauna brasileira. Mas só temos esse orgulho,  quando estamos fora de nosso país, vivendo as ''delicias'' de se conhecer outros povos e culturas. Passear pelas ruas de Londres, Paris, Nova York, Japão, Milão realmente nos ''enche de orgulho''.
Afinal de contas, somos brasileiros.

3 comentários:

AdailSoares disse...

Meu amigo, realmente você tem razão em apontar essas coisas erradas. afinal, alguém precisa falar sobre tudo isso que acontece, e sobre as quais as autoridades precisam tomar providências. Quanto a você meu amigo, que sei é um batalhador, espero que seja compreendido e recompensado em sua luta. Sei que você não quer só apontar erros mas quer ver também soluções.

Não chego a sentir vergonha, porque sei que tudo isso é um momento em um processo gigantesco de desenvolvimento de um país e dos homens mulheres e crianças que aqui vivem.

Um grande abraço do seu parceiro no twitter
Adail Soares

Beto Laranjeira disse...

É isso ai meu Amigo.Falta vergonha na cara das amigas e amigos brasileiros.Vergonha na cara para acabar com a corrupção no Brasil.Vergonha na cara para aprender a votar em gente séria. Vergonha na cara para conhecer,entender e cumprir as leis do país.Você tem oque poucos brasileiros tem.Vergonha na cara.

Abração.

Thiago Vega disse...

Apoio em 100% porém diferente do amigo citando acima que espera milagrosamente uma mudança eu também já fui iludido assim mas hoje com meus 43 anos não vi mudança nenhuma , pelo contrário em todo relato só vi aumentar mais e mais motivos para a vergonha , a unica solução será deixar de acharmos que somos todos perfeitos e vivemos no paraizo e no minimo imitar os países que servem de exemplo , não vou exemplificar pois muitos se acham melhores mesmo vivendo aqui no terceiro mundo cheio de problemas